Concertos VR: Performances Digitais Imersivas
Durante a pandemia de Covid-19, que assolou o mundo entre 2019 e 2022, o mundo do entretenimento parou e as pessoas mantiveram-se isoladas. Em busca de conexão, as pessoas começaram a procurar alternativas para se encontrarem ou manterem-se socialmente próximas.
Neste contexto, os concertos em Realidade Virtual tornaram-se uma alternativa muito interessante, capaz de ligar pessoas através de experiências imersivas em metaversos que nem sempre eram dedicados a este tipo de evento.
Descobre mais sobre esta tecnologia e outros usos de RV em 7Slots.
Realidade Virtual: experiência digital entre tecnologias e metaversos
Antes de definir o que é um concerto em Realidade Virtual, é necessário explicar o que é a Realidade Virtual. Esta tecnologia procura inserir uma pessoa dentro de um contexto fictício, um universo digital criado para ser experienciado virtualmente.
Para isso, utilizam-se equipamentos que “alteram” a perceção de espaço e os sentidos dos utilizadores. Existem muitos dispositivos dedicados a criar uma experiência mais imersiva, no entanto, os mais populares (e básicos) são uns Óculos de RV e uns auscultadores.
Os utilizadores avançados de RV podem ainda criar espaços com câmaras e/ou passadeiras que simulam os movimentos que realizam no mundo real. Existem também luvas tecnológicas que captam o movimento dos braços e dedos.
Com toda esta parafernália, o jogador passa a sentir-se dentro de um universo paralelo e vive as experiências de forma real. É uma versão rudimentar do que promete o futuro no filme Matrix.
Concertos em Realidade Virtual
Os concertos, espetáculos e shows em RV são apenas uma das aplicações possíveis para esta tecnologia. Durante a pandemia de Covid-19, este uso tornou-se muito comum.
Esta aplicação era uma opção viável para que as empresas do setor de entretenimento conseguissem captar fontes de receita num período em que não era possível realizar eventos presenciais.
Importa apenas destacar que os concertos em Realidade Virtual já existiam antes da pandemia de Covid. Inúmeros artistas ligados ao mundo digital e cibernético já tinham criado experiências semelhantes muitos anos antes. Como exemplo, podemos citar os Gorillaz e os seus músicos-personagens.
Algo que mudou neste cenário foram as formas como estes concertos ocorreram. Diversos jogos online e plataformas virtuais começaram a perceber que também eram um universo virtual, um microcosmo de metaverso. Com isso em mente, passaram a realizar atividades imersivas nos seus espaços.
Concertos em VR que marcaram época
Algumas experiências de concertos em VR marcaram o período da pandemia. Em primeiro lugar, pela inovação que ofereceram a comunidades já estabelecidas e por serem gratuitos.
Concertos em VR no Fortnite
O Fortnite é um jogo online de battle royale multiplataforma. O seu “uso social” principal está focado em sessões de muita pancadaria, violência e construção de estruturas (por mais estranho que isso possa parecer). Em 2019, tornou-se o jogo mais popular do mundo e criou celebridades como o streamer Ninja.
Foi neste contexto que a Tencent, proprietária do jogo, anunciou de forma surpresa o primeiro concerto em VR dentro do metaverso do Fortnite.
Foi uma enorme surpresa para todos, principalmente pelo tamanho da atração: o rapper Travis Scott foi escolhido para subir ao palco virtual e cantar para uma multidão de jogadores; no total, foram 45,8 milhões de jogadores a assistir ao evento.
Depois desta experiência, outros seguiram-se: a cantora Ariana Grande, o DJ Marshmello e o rapper canadiano The Weeknd também se apresentaram para milhões de utilizadores.
Concertos em VR no Roblox
O Roblox é um jogo online muito semelhante ao Minecraft em termos visuais e de mecânicas. No entanto, a principal diferença deste jogo em relação ao seu concorrente direto é a proliferação de jogos e universos distintos, desenvolvidos pela própria comunidade.
Com um grande público fiel internacionalmente, o Roblox seguiu a ideia da Tencent e também promoveu espetáculos em VR para os seus jogadores. O maior evento no metaverso do Roblox foi a apresentação do cantor Lil Nas X, que contou com 33 milhões de jogadores ativos.
Outros espetáculos seguiram-se, com nomes de peso como o duo Twenty One Pilots, o rapper 24kGoldn, a cantora Charli XCX e o rapper Denzel Curry.
Outros usos da Realidade Virtual
A Realidade Virtual está presente em diversos contextos e indústrias, principalmente nas ligadas ao entretenimento. Nos casinos online, por exemplo, começa a ser uma opção viável para rivalizar com os casinos físicos.
Outra aplicação comum encontra-se nas indústrias altamente tecnológicas, como as cirurgias à distância e as indústrias que operarão fora do planeta Terra (como a impressão de órgãos).
Neste momento, o principal obstáculo para a popularização desta tecnologia está no facto de que os equipamentos necessários possuem preços acima do que os potenciais consumidores estão dispostos a pagar.
No entanto, os entusiastas estão otimistas: com o lançamento dos óculos Apple Vision+, os especialistas sugerem que o preço destes equipamentos começará a baixar consideravelmente.
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Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.