O que não podes perder na 18ª edição do MOTELX
Com a chegada da 18ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, eis que escolhemos alguns dos filmes que não podem perder. Os bilhetes, já se encontram disponíveis nos locais habituais e na bilheteira do Cinema São Jorge.
In a Violent Nature, de Chris Nash
Canadá, EUA, 2024, 94′
Quando um grupo de adolescentes remove um medalhão dos escombros de uma torre de incêndio no meio de uma floresta, o corpo de um espírito vingativo – instigado por um crime horrível que aconteceu 60 anos atrás – é ressuscitado. O morto-vivo mascarado fará de tudo para recuperar o seu amuleto, trucidando um a um os jovens responsáveis pelo roubo – assim como tudo o que se atravessar no seu caminho. Apesar da premissa narrativa (claramente) herdada dos clássicos “Sexta-Feira 13”, “Halloween” e “Pesadelo em Elm Street”, este ambient slasher canadiano, estreado nas meias-noites do Sundance de 2024, revigora o género com uma abordagem cinematográfica original, quase antropológica, que nos faz questionar, por vezes, se estamos na presença da mise-en-scène de um filme de terror ou da de um documentário de vida selvagem. Em qualquer das hipóteses, a violência implacável de Johnny é uma catástrofe (sobre)natural e irresistível.
Sessão: Terça-feira, 10 Setembro 2024 às 23h55 – Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira)
Cuckoo, de Tilman Singer
Alemanha, Estados Unidos, 2024, 103′
Gretchen, de 17 anos, deixa a sua casa nos Estados Unidos da América relutantemente para viver com o pai, que acaba de se mudar para um resort nos Alpes alemães com a sua nova família. Chegados à sua futura residência, são recebidos pelo Sr. König, chefe do seu pai, que tem um interesse inexplicável pela meia-irmã muda de Gretchen, Alma. Algo não parece bem neste tranquilo paraíso de férias. Gretchen é atormentada por ruídos estranhos e visões sangrentas até descobrir um segredo chocante que também diz respeito à sua própria família. Depois da auspiciosa estreia do filme de escola, “Luz”, que apresentou no MOTELX 2018 quando aqui esteve em competição, Tilman Singer dá um passo gigante na sua carreira nesta co-produção alemã/norte-americana, com a presença de Hunter Schafer da série “Euphoria” e de Dan Stevens de “Downton Abbey” e de “The Guest” (MOTELX 2014).
Sessões:
Quarta-feira, 11 Setembro 2024 às 21h15 – Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira)
Segunda-feira, 16 Setembro 2024 às 18h10 Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira)
Planète B, de Aude Léa Rapin
França, Bélgica, 2024, 118′
França, 2039. Adèle Exarchopoulos (“A Vida de Àdele”, “O Reino Animal”) interpreta uma activista climática que desaparece misteriosamente após um protesto se tornar violento. Depois de ser atingida com um tiro no olho por uma arma de fogo, fica inconsciente e acorda num mundo desconhecido. O titular Planeta B é descrito como a primeira prisão virtual, onde os prisioneiros são mantidos sob a forma de um avatar de si mesmos. A única hipótese de salvação de Julia reside numa refugiada protagonizada por Souheila Yacoub (“Duna: Parte Dois” e “Clímax”). Com a crescente condenação de activistas a nível internacional, este eco-terror estreado na Semana Internacional da Crítica em Veneza marca a continuação de Aude Léa Rapin nas longas-metragens, depois de “Heroes Don’t Die” apresentado na Quinzena dos Realizadores de Cannes de 2019, desta vez numa espécie de trato de solidariedade para com quem luta pela salvação do planeta A.
Sessão:
Quarta-feira, 11 Setembro 2024 às 16h10 Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira)
MaXXXine, de Ti West
EUA, 2024, 103′
Depois do êxito de “X” e de “Pearl”, ambos lançados em 2022, Ti West regressa ao palco do MOTELX com um dos filmes mais aguardados do ano: “MaXXXine”, o terceiro acto da série “X”. É 1985. Estamos na cidade onde todos os sonhos se tornam realidade: Los Angeles. Seis anos depois de Maxine Minx sobreviver ao massacre sangrento na quinta remota de Pearl e Howard. É a era do home video e do VHS, o puritanismo americano é atropelado pela pop culture e o “Eliminator” dos ZZ Top toca em todas as rádios. A personagem de Mia Goth – musa de West, que se consagra agora como uma das figuras incontornáveis do cinema de género contemporâneo – faz uma audição para o filme de terror série B “The Puritan II”. É a oportunidade da vida dela, a possibilidade de abandonar a indústria pornográfica e os peep shows nocturnos para se tornar quem nasceu para ser: uma actriz de Hollywood famosa. Mas, como ninguém se torna uma estrela sem um pouco de caos, Maxine vê-se encurralada em todas as frentes: ora por um estranho detective privado (Kevin Bacon), ora pelo Night Stalker (um serial killer que, de facto, existiu), ora por dois agentes da polícia de L.A. que investigam o assassinato dos seus amigos. Nós sabemos o que acontece a quem se mete no caminho de Maxine, mas saberão eles? Ou, mais importante: saberá ela?
Sessões:
Quinta-feira, 12 Setembro 2024 às 21h25 Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira)
Domingo, 15 Setembro 2024 às 18h20 Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira)
Oddity, de Damian McCarthy
Irlanda, 2024, 98′
“Oddity”, o novo filme de terror paranormal do irlandês Damian Mc Carthy (“Caveat”), é uma das estreias a não perder em Setembro no MOTELX – um deleite para quem gosta de jump scares. Passaram-se alguns meses desde a morte da sua irmã gémea quando Darcy, uma médium cega que gere uma loja de curiosidades, é visitada por Ted. Antes de se ir embora, o ex-cunhado dá-lhe duas notícias – o homicida de Dani foi brutalmente assassinado na sua cela e ele irá casar-se novamente. Perturbada, Darcy retribui a cortesia de Ted e visita-o, uns dias depois, em sua casa. Consigo, leva um dos objectos da sua colecção: um golem de madeira. Ted tem de ir trabalhar, mas Yana, a sua nova namorada, Darcy e a estátua misteriosa estão prestes a começar a noite mais longa das suas vidas. Num jogo de tensão (entre o misticismo e o cepticismo) perspicazmente alojado na geografia de um só lugar, “Oddity” sobe-nos pela espinha com os seus silêncios, sombras e reviravoltas.
Sessões:
Quinta-feira, 12 Setembro 2024 às 23h50 – Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira)
Domingo, 15 Setembro 2024 às 22h30 – Cinema São Jorge (Sala 3)
Things Will Be Different, de Michael Felker
EUA, 2024, 102′
Quando os irmãos Joseph e Sidney se encontram num restaurante local depois de um assalto à queima-roupa, fogem para uma quinta abandonada que os transporta para um tempo diferente, a fim de escapar à polícia local. Mas a sua fuga é interrompida quando uma força metafísica enigmática os impede de regressar a casa. Presos no quebra-cabeças do terreno que os cerca, o seu captor deixa claro que ninguém regressará a casa até que as suas exigências sejam satisfeitas. O efeito do aprisionamento deles não só distorce as forças do espaço-tempo – forçando-os a questionar tudo o que sabem sobre a sua própria realidade –, como também quebra os laços familiares dos irmãos para além do ponto do perdão. Michael Felker estreia-se na realização de longas-metragens com este thriller de ficção científica sinuoso, um trágico puzzle onde o tempo, o sangue e o isolamento estimulam ciclos intermináveis de falsas esperanças e desespero.
Sessão:
Sexta-feira, 13 Setembro 2024 às 13h40 – Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira)
She Loved Blossoms More, de Yannis Veslemes
Grécia, França, 2024, 86′
“She Loved Blossoms More” segue três irmãos que constroem uma invulgar máquina do tempo para trazer de volta à vida a sua mãe há muito falecida. Quando o pai entra em cena, as experiências científicas correm mal e eles acedem a uma dimensão infernal psicadélica onde o passado e o presente se fundem numa exploração cómica – mas perturbadora – do luto. Esta que é a primeira longa-metragem grega em competição no MOTELX oferece uma viagem psicadélica visualmente delirante, principalmente tendo em conta que a acção do filme se passa toda no mesmo cenário. O realizador Yannis Veslemes é influenciado pelos universos visionários de autores como Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet (a presença de Dominique Pinon neste filme aponta nesse sentido), mas também pela paleta de cores barrocas ao estilo do giallo de Bava ou Argento, criando um objecto estético único.
Sessão:
Sexta-feira, 13 Setembro 2024 às 16h00 – Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira)
The Substance, de Coralie Fargeat
EUA, Reino Unido, França, 2024, 120′
“The Substance” é a segunda longa-metragem da cineasta francesa Coralie Fargeat, tendo-lhe valido o prémio de Melhor Argumento na 77.ª edição do Festival de Cannes, onde o filme estreou na competição pela Palma de Ouro. Um body horror com uma clara herança de grandes mestres como Stanley Kubrick, Brian de Palma e John Carpenter, mas em que a extravagância hiperbólica do seu universo comunica muito mais do que um estilo – comunica uma visão. Aliás, berra a plenos pulmões um desespero que é instalado socialmente em cada mulher: “e se o meu corpo for o produto directo daquilo que eu valho?”. 2000 anos de controlo masculino sobre as imagens que chegam às mulheres de “si mesmas” potenciou não só uma obsessão doentia com a perfeição, mas também a indústria milionária da cosmética e intervenções estéticas. E neste mundo ninguém é imune — nem mesmo Demi Moore, que dá pele a Elisabeth Sparkle, uma apresentadora de um programa televisivo de aeróbica que é despedida no dia do seu 50.° aniversário. Desolada, Elisabeth retorna a casa onde se depara com uma inesperada proposta. Um misterioso laboratório oferece-lhe a milagrosa “substância”: se ela a injectar, tornar-se-á a melhor versão dela mesma; em troca, só tem que deixar que esta nova versão ganhe vida enquanto ela hiberna, semana sim, semana não. Uma nova reformulação do clássico gótico “Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde”, mas, como Owen Gleiberman escreve na Variety, «com a capacidade rara de evocar um verdadeiro monstro, não uma massa de carne contorcida, mas uma deformação de espírito».
Sessão:
Sexta-feira, 13 Setembro 2024 às 21h05 – Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira)
Strange Darling, de JT Mollner
EUA, 2023, 97′
“Fazes ideia dos riscos que uma mulher como eu corre cada vez que decide divertir-se um pouco?” Nas primeiras imagens de “Strange Darling”, um misterioso assassino persegue uma mulher ferida pelas florestas do Oregon. Ela tenta o seu melhor para enganar o seu atacante, mas a cada momento de tensão, torna-se cada vez mais fraca e menos capaz. Ele é um homem com uma missão, e é apenas uma questão de tempo até que capture a sua presa. Só que em “Strange Darling”, nada é o que parece. Trata-se de um filme que questiona os papéis que homens e mulheres supostamente desempenham neste tipo de situações (e de filmes), na tentativa de compreender quais os limites do consentimento. Com uma estrutura narrativa pouco habitual e uma fotografia hipnótica em 35mm (da autoria do actor Giovanni Ribisi, também produtor deste filme), que permitem à dupla de protagonistas – Willa Fitzgerald e Kyle Gallner – brilhar neste jogo de gato e rato escrito e realizado por JT Mollner.
Sessões:
Sexta-feira, 13 Setembro 2024 às 00h00 – Cinema São Jorge (Sala 3)
Domingo, 15 Setembro 2024 às 00h00 – Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira)
Your Monster, de Caroline Lindy
EUA, 2024, 98′
Ultimamente, a sorte não tem estado do lado de Laura Franco (Melissa Barrera), uma aspirante a actriz de Nova Iorque que, como se não bastasse a dolorosa recuperação de um cancro, tenta sobreviver ao fim do seu namoro com Jacob. Não sabemos grande coisa sobre Jacob: sabemos que, noutra vida, se teria afogado num lago grego ao tentar beijar o próprio reflexo e que vai estrear a primeira peça na Broadway. Peça essa co-escrita por Laura e desenhada para ela a estrelar. Porém – surpresa – não só não é creditada, como não é convidada pelo ex-namorado para o casting. Abandonada por todos, Laura entra numa espiral eremita de autocomiseração (e bolinhos). Num mundo de bestas, só lhe resta uma companhia: a do (charmoso) Monstro no seu armário. Estreada nas meias-noites do Sundance Film Festival de 2024, esta revenge rom-com – que lembra um “Black Swan” meets “Beauty and The Beast” – promete uma verdadeira sinfonia de emoções.
Sessão:
Sexta-feira, 13 Setembro 2024 às 00h00 – Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira)
The Devil’s Bath (Des Teufels Bad), de Veronika Franz, Severin Fiala
Áustria, Alemanha, 2024, 121′
Depois de ter competido pelo Urso de Ouro na 74.ª edição da Berlinale, “The Devil’s Bath”, o mais recente filme da dupla austríaca Veronika Franz e Severin Fiala, realizadores do “Goodnight Mommy” e do “The Lodge”, estreia-se em Portugal no MOTELX. Agnes é uma jovem recém-casada que se tenta adaptar a todo o custo à vida na comunidade piscatória do novo marido, Wolf, apesar da indiferença que este demonstra por ela. Isolada e oprimida, tanto pela sogra austera como pelas crenças religiosas e normas sociais do seu tempo, a personagem de Anja Plaschg perde-se entre o nevoeiro e as sombras da sua mente. Baseado no livro científico “Suicide by Proxy in Early Modern Germany: Crime, Sin and Salvation”, de Kathy Stuart, este drama histórico viaja até ao século XVIII para explorar a intersecção entre género, religião e saúde mental.
Sessão:
Sábado, 14 Setembro 2024 às 16h25 – Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira)
Kill, de Nikhil Nagesh Bhat
Índia, 2023, 105′
Quando o comando do exército, Amrit, descobre que o seu verdadeiro amor, Tulika, está noiva contra a sua vontade, embarca num comboio com destino a Nova Deli numa ousada missão para inviabilizar o casamento arranjado. Mas quando um gangue de ladrões armados, liderados pelo implacável Fani, começa a aterrorizar passageiros inocentes no comboio, Amrit vê-se forçado a agir para proteger a sua amada. “Kill” faz jus à sua fama de “filme indiano mais violento de sempre” desde que estreou no festival de Toronto. Provavelmente o melhor filme de acção desde “The Raid”, de Gareth Evans, com coreografias estonteantes e, sem dúvida alguma, o maior festim de gore desta edição do MOTELX. Foi anunciado recentemente que os produtores de “John Wick” vão fazer um remake de “Kill” em Hollywood.
Sessão:
Sábado, 14 Setembro 2024 às 21h20 – Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira)
O Velho e a Espada, de Fábio Powers
Portugal, 2024, 64′
Numa (outrora) pacata aldeia perdida no interior, surge uma aliança insólita – e bastante regada – entre um velho e uma espada demoníaca para quebrar uma terrível maldição… Um filme independente de fantasia/comédia verdadeiramente série B!. Uma carta de amor ao cinema de série B dos anos 80 e a filmes como “Evil Dead” de Sam Raimi ou “Bad Taste” de Peter Jackson, rodado na aldeia do Pé da Serra, concelho de Castelo Branco, com uma mistura mirabolante de actores e amadores: por um lado, o carismático protagonista, António da Luz – que antes de falecer cumpriu o sonho de infância de entrar num filme –, e por outro, o actor Luís Aleluia, naquele que terá sido o seu último papel. Tudo isto resulta num buddy movie inesperado, com momentos verdadeiramente hilariantes e outros comoventes, neste primeiro filme de género albicastrense.
Sessão:
Sábado, 14 Setembro 2024 às 21h30 – Cinema São Jorge (Sala 2)
Sayara, de Can Evrenol
Turquia, 2024, 99′
Sayara é uma jovem do Turquemenistão que trabalha como empregada de limpeza num ginásio em Istambul. Quando a sua irmã mais velha, Yonca, é brutalmente assassinada pelo grupo de amigos de Barış, o dono do ginásio com quem tem um caso extraconjugal, e estes são libertados por “falta de provas”, Sayara decide fazer justiça pelas próprias mãos. A única coisa que os homens não conseguiram prever é que nem o sistema judicial e penal (misógino) do seu país, nem ninguém, os poderia salvar de uma lutadora de sambo treinada para ser letal. Numa altura em que o número de femicídios e perpetradores por julgar continua a crescer em países como a Turquia e Portugal, Can Evrenol cria “Sayara”, uma resposta gory à violência de género que ameaça a vida das mulheres todos os dias. Este filme, que foi um dos primeiros títulos do Serviço de Quarto a ser anunciado, marca o retorno do realizador ao MOTELX.
Sessões:
Sábado, 14 Setembro 2024 às 00h00 – Cinema São Jorge (Sala 3)
Domingo, 15 Setembro 2024 às 20h00 – Cinema São Jorge (Sala 3)
The Surfer, de Lorcan Finnegan
Austrália, Irlanda, Reino Unido, EUA, 2024, 99′
Estreado nas sessões da meia-noite do último Festival de Cannes, “The Surfer” encerra não só o MOTELX 2024, como também o tríptico de terror que retornou Nicholas Cage às salas portuguesas durante o ano de 2024, primeiro com “Dream Scenario” e depois com “Longlegs”. Neste filme, realizado e escrito pelos irlandeses Lorcan Finnegan e Thomas Martin, Cage é um homem que, ao regressar à praia idílica da sua infância na Austrália para surfar com o filho, se vê arrastado para um conflicto com um grupo de influentes locais. Debaixo de um calor irrespirável, o surfista terá que encarar a sua condição de estrangeiro, na vida e no lugar onde cresceu, à medida que o escalar de violência o atira para o limite. Inspirado pelos romances de Surf Noir e pela short-story de John Cheever, “The Swimmer”, “The Surfer” lembra um sonho estranho que explora o materialismo, a identidade e pertença, a repressão de memórias, a masculinidade e o renascimento.
Sessão:
Domingo, 15 Setembro 2024 às 21h00 – Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira)
Fonte das sinopses: MOTELX
Fã irrepreensível de cinema de todos os géneros, mas sobretudo terror. Também adora queimar borracha em jogos de carros.