Análise jogos: Iron Meat
Iron Meat é um jogo run-and-gun de deslocamento lateral, desenvolvido pela Retroware com uma ação insana e uma banda sonora a condizer.
Ambientado num mundo pós-apocalíptico, a narrativa gira em torno de uma substância conhecida como “The Meat” (A Carne), uma biomassa interdimensional que escapou de uma experiência falhada na Lua e começou a transformar humanos e máquinas em criaturas mutantes. O jogador assume o papel de Vadim, um soldado cuja missão é travar esta invasão mortal.
Jogo: Iron Meat
Disponibilidade: Nintendo Switch, PC, Xbox One, Xbox Series, PlayStation 4, PlayStation 5
Plataforma testada: Playstation 4
Estúdio: Retroware
Editora: Retroware
Jogabilidade
O jogo é claramente Inspirado em clássicos como Contra, e oferece ação intensa dividida em nove níveis recheados de inimigos, padrões de tiros típicos de jogos “bullet hell” e lutas contra bosses divididas em várias fases. O jogo permite também jogar em modo cooperativo local para dois jogadores.
Iron Meat é na verdade um jogo muito simples por base Tem muito poucas opções e “extras” digamos assim. De referir apenas que ao longo do jogo podemos desbloquear até 30 skins diferentes, sendo que algumas delas são partes que podem ser misturadas umas com as outras (cabeças, pés, etc), e também à medida que vamos desbloqueando as fases elas ficam diretamente acessíveis através do menu inicial. Por fim, temos também 3 níveis de dificuldade. Não recomendo o primeiro porque consegue-se passar tudo à primeira com tamanha facilidade, tirando todo o gozo que possamos ter a jogar.
Análise
Podemos começar pela arte visual pixelizada nostálgica que tem um nível de detalhe espantosos. Todos os níveis são interessantes e diferentes, o que nos faz querer sempre querer ver o que vem a seguir.
Com um design grotesco tanto nos cenários mas principalmente nos inimigos, os amantes de ver sangue a jorrar e do bom e “velho” gore vão adorar o espetáculo visual que Iron Meat proporciona. As 30 skins diferentes vão ajudar a manter-te fresco sempre que fores jogar.
A jogabilidade é rápida e frenética e contamos com uns controlos precisos e fluidos. Será preciso muito para queixarmo-nos que carregamos neste ou naquele botão e o jogo não reagiu como queremos. Quando morremos, a culpa será sempre nossa.
E com tanto sangue e tripas de fora, nada melhor que umas boas guitarradas como banda sonora. A nossa chuva de tiros será regada do principio ao fim com um agressivo heavy metal, que encaixa aqui que nem uma luva. Os efeitos sonoros também estão adequados ao jogo mas confesso que gostava de ouvir uma vozes, de vez em quando, entre fases, ou na entrada dos mirabolantes e originais “bosses”.
Como disse acima evitem jogar no modo mais fácil, e comecem logo pelo médio, que tem uma dificuldade equilibrada e desafiadora q.b. sem nos deixar frustrados.
Resta dizer que a animação de abertura, toda ela ao estilo dos anos 90, é brilhante e linda de morrer. Podem ver aqui neste vídeo:
Data de lançamento:
O jogo será lançado digitalmente a 26 de setembro de 2024 para PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e PC.
As edições físicas limitadas de Iron Meat para Nintendo Switch e PlayStation 5 já estão disponíveis em strictlylimitedgames.com/collections/iron-meat.
Conclusão:
Recomendo muito Iron Meat para os fãs de jogos retro estilo Contra e Metal Slug e para aqueles que buscam uma experiência intensa,desafiadora, e muito divertida. Pena a campanha ser um tanto ao quanto curta.
8/10
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Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.